domingo, 28 de Abril de 2024  16:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-03-2004

Onze municípios na Grande Área Metropolitana


Aveiro

Onze municípios da bacia do Vouga e Ria de Aveiro anunciaram hoje a criação da Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA), servida por um porto nacional, pela Universidade, pelo Itinerário Principal (IP) 5 e futuramente pelo TGV.
Os presidentes das câmaras e assembleias municipais municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos assumiram hoje o compromisso político de propor aos respectivos órgãos autárquicos a constituição da área metropolitana.
Os onze municípios que vão fundar a Grande Área Metropolitana de Aveiro representam mais de 400 mil habitantes, sendo a quarta área metropolitana do país em dimensão, correspondendo a cerca de 60 por cento dos habitantes do actual distrito de Aveiro.
A escala podia ser ainda maior se Santa Maria da Feira e São João da Madeira não quisessem aderir ao Porto, numa opção que os presidentes das câmaras de Aveiro e Ílhavo, Alberto Souto (PS) e Ribau Esteves (PSD), respectivamente, lamentaram, dizendo compreender as pressões do Porto e Coimbra.
Ribau Esteves, que é o actual presidente da Associação de Municípios da Ria (AMRia), que será extinta com o nascimento da área metropolitana, disse que a GAMA não perdeu nada porque está a nascer, mas comentou que "a segunda liga é bem mais competitiva", deixando a convicção de que Santa Maria da Feira e São João da Madeira serão diluídos nos interesses do Porto.
A tese de que em Aveiro a Feira teria um peso incontornável foi corroborada por Alberto Souto, para quem os políticos daquele concelho "ficaram excessivamente reféns das opiniões públicas" e "cometeram um erro estratégico clamoroso".
Nada que não possa ser corrigido cinco anos mais tarde, até porque a GAMA tem interesse e disponibilidade para receber novos concelhos, como são os casos de Anadia e Vale de Cambra, que quer captar já para a fase de arranque.
Tendo por matriz a actual Associação de Municípios da Ria, a Grande Área Metropolitana de Aveiro deverá arrancar rapidamente com quem está, para "cada um deixar de fazer o plano de desenvolvimento estratégico do seu concelho e planear em conjunto", segundo o presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Acílio Gala (CDS-PP), e sobretudo para não perder a oportunidade das verbas para instalação que o governo disponibiliza.
Assim, os autarcas assumiram o compromisso de ao nível dos executivos camarários e das assembleias municipais terem a decisão tomada nos onze concelhos até ao fim do mês de Março e de fazerem a comunicação formal ao governo, a escritura pública e o registo.
A sede da GAMA será em Aveiro, herdando o edifício onde vem funcionando a AMRia e que foi da Assembleia Distrital.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®